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O que a ciência nos diz

A razão pela qual o distanciamento social é tão difícil de manter por um longo período de tempo é que é contra-evolucionário e, como resultado, contra-intuitivo para o cérebro humano. De acordo com o neurocientista Dr. Matthew D. Lieberman, diretor do laboratório de Neurociência Cognitiva Social da UCLA, somos intrinsecamente “criaturas sociais” e nosso cérebro está conectado para se conectar.

“Nossos cérebros evoluíram para experimentar ameaças às nossas conexões sociais da mesma maneira que experimentam dor física. Ao ativar o mesmo circuito neural que nos faz sentir dor física, nossa experiência de dor social ajuda a garantir a sobrevivência de nossos filhos, ajudando a mantê-los próximos de seus pais. O vínculo neural entre dor social e física também garante que permanecer socialmente conectado será uma necessidade ao longo da vida, como comida e calor ”.

O Dr. Lieberman está, portanto, afirmando que nossos cérebros são biologicamente conectados para a conexão social. É tão importante para nós que, quando somos privados dela, o circuito neural da dor é ativado. Essa é uma maneira de garantir que nunca negligenciamos a importância de permanecer conectado.

Numerosos estudos revelam que ter conexões significativas e numerosas com outras pessoas é um preditor essencial de melhor saúde e bem-estar. Nossas redes sociais têm um efeito positivo direto em nossa saúde e felicidade, em parte porque o suporte e a conexão sociais diminuem o impacto negativo do estresse em nossos cérebros e corpos. Isso foi claramente ilustrado nas conclusões de um projeto de pesquisa longitudinal de 75 anos em andamento, denominado estudo Grant e Glueck. A conclusão mais forte deste estudo é que o maior preditor de nossa felicidade e satisfação em geral à medida que envelhecemos é a qualidade de nossos relacionamentos sociais. Especificamente, o estudo mostra que, quando sabemos que podemos recorrer a amigos e familiares em busca de apoio, amizade e entretenimento, nosso sistema nervoso relaxa, nosso cérebro permanece mais saudável por mais tempo e a dor emocional e física é reduzida.

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À luz de tudo isso, podemos entender facilmente por que achamos tão difícil ficar longe um do outro. Como seres sociais, a proximidade física é natural e importante para nós. Apertamos as mãos quando nos encontramos e nos cumprimentamos. Nós nos abraçamos para celebrar vitórias e nos beijamos e nos abraçamos para expressar amor e carinho. Nos abraçamos com ternura para mostrar apoio e amizade em tempos difíceis. Reuniões sociais são uma parte intrínseca de nossas vidas. Famílias, amigos e colegas se reúnem para brincar e relaxar, celebrar e apoiar um ao outro. Grupos de pessoas se formam em grandes reuniões para entretenimento, adoração ou para fazer sua voz ser ouvida em protesto.

Não é apenas difícil, mas doloroso, ficar longe desse comportamento humano fundamentalmente natural. É particularmente difícil para os idosos, que já tendem a não ter afeição física e agora estão sendo solicitados a se distanciarem mais das pessoas, aprofundando sua solidão. O distanciamento social também pode ser muito difícil para as pessoas que moram sozinhas, não por opção, mas por causa das circunstâncias da vida.

Como ficar emocionalmente próximo enquanto fisicamente distante

Como podemos observar e praticar com responsabilidade o distanciamento social, mantendo a conexão social? Quero começar apontando que o que precisamos praticar é, de fato, distanciamento físico e não social. Precisamos encontrar maneiras de manter distância física sem criar desconexão social. Para conseguir isso, precisamos ser um pouco criativos e fazer um esforço extra para nos engajar em meios alternativos de criar e nutrir nossas conexões sociais. A seguir, apresentamos algumas sugestões práticas que podem nos ajudar a permanecer fisicamente separados, mas social e emocionalmente próximos. Vou organizar essas sugestões em duas categorias – família e amigos e colegas de trabalho.

Ficar conectado com a família e amigos

Datas do jantar virtual: basta conectar-se através de uma plataforma on-line e jantar ou tomar uma bebida enquanto conversa com eles como se estivessem na sala. Isso pode parecer estranho no começo, mas depois que você se acostuma, pode realmente funcionar.

Noites de cinema: assista ao mesmo filme ou jogo de esportes favorito enquanto estiver conectado com amigos em uma plataforma on-line, para que pareça que você está assistindo juntos.

Passeios e conversas: faça caminhadas ao mesmo tempo enquanto estiver ao telefone com um amigo. Os fones de ouvido Bluetooth são ideais para isso.

Exercite-se juntos: Combine um tempo mútuo para uma caminhada ou corrida. Ligue um para o outro e converse enquanto se exercita. Isso é especialmente eficaz se você conseguir isso com as pessoas com quem normalmente se exercitaria.

Jogue juntos: jogue seu jogo de tabuleiro favorito usando jogos de simulador de mesa disponíveis on-line.

Usar sistemas de bate-papo on-line: use os sistemas de bate-papo disponíveis para enviar mensagens durante o dia com mensagens positivas. Um simples “cuide-se, pensando em você”, “como está indo?” ou “gostaria que você estivesse aqui, sentindo sua falta” pode fazer uma enorme diferença para o dia de alguém. Lembre às pessoas que você se importa com elas ou que deseja tudo de bom.

Comemore ocasiões especiais: Dias especiais como aniversários e aniversários ainda podem ser marcados e comemorados. Envie flores ou presentes que podem ser entregues. Você pode até fazer uma mini festa on-line com familiares e amigos.

Uma ligação simples: antes da explosão das mídias sociais, plataformas on-line e sistemas de mensagens curtas, as pessoas costumavam pegar o telefone e ligar para o outro. Essa pode ser a única maneira de permanecer conectado com nossos parentes idosos que podem não estar tão familiarizados e confortáveis ​​com a tecnologia.

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Permanecendo conectado com colegas de trabalho

Muitos dos pontos sugeridos podem ser aplicados aos seus colegas de trabalho. No entanto, estas são algumas dicas específicas de trabalho que podem ser aplicadas com suas equipes.

Conectando-se por diversão: Use o conceito de “happy hour” para criar horários de conexão social durante o dia útil, especialmente quando as pessoas estão trabalhando em casa. Você e sua equipe ou colegas podem parar de trabalhar e se conectar on-line. A seguir, estão algumas regras básicas que ajudarão a tornar esse tempo efetivo.

Deixe essas reuniões sem agenda. Eles são criados para recriar a sensação de fazer uma pausa juntos, o que significa conversas espontâneas e discussões abertas, compartilhamento de histórias, piadas, etc.

Estabeleça uma regra estranha ou engraçada para que todos observem apenas por diversão. Isso pode ser algo como usar um chapéu engraçado, pessoas trazendo algo significativo para todo mundo ver. Você pode cantar uma música juntos ou criar um ritmo de grupo tocando nas mesas em uníssono. A idéia é se divertir e rir juntos.

Incentive-se a compartilhar o contexto doméstico em vez de tentar escondê-lo. Este é o momento de mostrar aos seus colegas o seu cachorro, deixar as crianças entrarem na sala e dizer olá ou até tocar música para as pessoas dançarem! A idéia é ter um tempo de conexão casual entre colegas e criar uma sensação de união.

Reuniões de equipe relacional: Outra maneira importante de promover e manter uma conexão significativa entre seus colegas de trabalho é garantir que suas reuniões não sejam puramente operacionais. Dê tempo para as pessoas falarem sobre seus sentimentos sobre a situação atual. Crie o espaço para as pessoas compartilharem lutas, frustrações e preocupações, bem como recursos de enfrentamento, experiências positivas e histórias inspiradoras.

Durante esses tempos difíceis, nossa prioridade é manter-se fisicamente seguro e saudável, fazendo o possível para proteger nossos empregos, negócios e economia. No entanto, isso também deve incluir a abordagem do impacto na saúde mental do isolamento social e da desconexão, fazendo o possível para permanecer emocionalmente conectado com nossos parentes, amigos e colegas. Isso pode muito bem ser um fator crítico para salvaguardar nosso bem-estar e nos permitir sustentar as medidas de saúde e segurança necessárias a longo prazo. Distanciamento social é distanciamento físico e, com um pouco de esforço e criatividade, podemos permanecer emocionalmente próximos e socialmente conectados à nossa comunidade.